
Ter uma pele bonita e saudável é o desejo de muitas pessoas, e um dos principais problemas com a aparência é o surgimento das discromias, mais conhecidas como manchas na pele. O surgimento dessas manchas podem ocorrer por diversos motivos.
Entre as causas comuns estão a predisposição genética, exposição excessiva à radiação solar, inflação e cicatrização pós acne, mudanças hormonais e saúde da microbiota intestinal. Dessa forma, estamos suscetíveis a ter manchas na pele em qualquer idade, por isso devemos sempre estar atentos aos cuidados para evitar uma pele manchada.
Uma das maiores e principais causas das discromias, é a exposição solar ou a luz visível. A radiação ultravioleta tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, ocasionando pintas, sardas, manchas, envelhecimento da pele e vários outros problemas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 90% da população com mais de 50 anos de idade, possui manchas senis. Essas manchas não são resultantes da idade e sim da falta de cuidado no momento de se expor ao sol.
Daí a importância de utilizar o protetor solar diariamente, principalmente em um país tropical como o nosso, onde estamos expostos às radiações UVA, UVB, luz visível e infravermelho durante grande parte do nosso dia. A fotoproteção da pele contribui para evitar as manchas e também o envelhecimento precoce. Por isso, antes de escolher o protetor solar ideal para o seu rosto, confira o nível de FPS e o PPD deles. O FPS determina o fator de proteção contra a radiação UVB, responsáveis pelas queimaduras solares e o câncer de pele, já o PPD determina a proteção contra a radiação UVA, responsável por acelerar o envelhecimento, flacidez e manchas na pele.
Agora que você já sabe a importância de usar o protetor solar e como escolher o melhor para proteger seu rosto, aqui vão alguns hábitos importantes para você adquirir e prevenir o aparecimento de manchas na pele:
- Usar protetor solar FPS acima de 50 e PPD acima de 15 todos os dias e retocar sempre;
- Higienizar a pele de forma correta e com os produtos apropriados;
- Usar dermocosméticos com ação hidratante e clareadora;
- Apostar em acessórios para se proteger do sol nos dias mais quentes – como roupas, chapéus, bonés, viseiras e óculos escuros;
- Redobrar os cuidados com a pele durante a gravidez;
- Resfriar a pele com água termal que tenham compostos anti-inflamatórios e refrescantes;
- Lembrar sempre de beber muita água.
- Optar por uma alimentação anti-inflamatória e pela modulação da microbiota intestinal.
Sabemos que todos esses cuidados são necessários para garantir uma pele íntegra e saudável. Porém, é válido ressaltar a importância de procurar um profissional especializado para avaliar sua pele e indicar os melhores tratamentos estéticos de prevenção.
Depois dessas informações e dicas você não tem mais desculpas para não cuidar da saúde da sua pele! Nós estamos aqui para te ajudar! Clique aqui ____ e agende sua avaliação facial com nossos especialistas!
Letícia Fino – Esteticista da Clínica Trinità