A campanha mundial de conscientização Outubro Rosa é realizada desde a década de 80 e foi criada símbolo da prevenção ao câncer de mama, tendo como símbolo o famoso laço cor-de-rosa.
Esse movimento é celebrado anualmente no mês de outubro com o intuito de compartilhar as recomendações do Ministério da Saúde sobre prevenção e alertar a importância do diagnóstico precoce, a fim de contribuir para a redução da mortalidade do câncer de mama.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer)o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres seguido do câncer de pele não melanoma, com uma estimativa de 66.280 novos casos no Brasil em 2020. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.
A detecção precoce é uma forma de prevenção secundária que possibilita identificar o câncer em estágios iniciais. O autoexame, por exemplo, é a melhor maneira de prevenir essa ocorrência, pois permite o diagnóstico precoce da doença e aumenta a eficácia do tratamento. É uma estratégia que possibilita o uso de terapias mais simples e efetivas, para contribuir com a redução do estágio no qual ele se encontra. Outro método importante é o exame de mamografias com indicação de ginecologista.
Além do autoexame e da mamografia, é aconselhável levar uma vida saudável, com uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, controlando o peso corporal e evitando o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, a amamentação também é considerada um fator protetor.
Sendo assim, estamos fazendo a nossa parte! Queremos incentivar todas as mulheres, sejam nossas pacientes ou não, para que façam os exames preventivos e consultem um médico regularmente. Um toque pode salvar sua vida! Faça o autoexame e previna-se contra o câncer de mama!