Você sabe porque existe a fisioterapia obstétrica?

Nós temos um conjunto de músculos chamado de assoalho pélvico. Algumas de suas funções são sustentar os nossos órgão pélvicos (bexiga, útero e reto). Agora imagine que com o crescimento do bebê durante a gestação, há uma sobrecarga no seu assoalho pélvico. É como na base da nossa pelve, não temos nenhuma estrutura rígida, são apenas músculos, precisamos deixar essa região preparada para essa sobrecarga. 

Além da função mais conhecida da fisioterapia de preparar a mãe para o parto para diminuir o risco de laceração perineal ou a chance de ter de fazer o famoso “pique” ou episiotomia, nós temos as funções de ajudar as mamães a se adaptarem da melhor maneira a todas as diferentes fases da gestação. Buscamos dimiuir as chances de aparecerem as famosas dores lombares ou pélvicas, até aquela perda de xixi sem querer quando se espirra, tosse ou dá risada, além de ajudar a controlar o peso e auxiliar no controle da glicemia.

Quando será que a gestante tem de começar a fisioterapia pélvica? 

Já existem artigos que mostram que é seguro começar as sessões de fisioterapia pélvica a partir de 14 semanas. 

Quando começamos cedo, temos tempo de preparar a mamãe, visto todas as alterações fisiológicas que ocorrem durante toda a gestação, respeitando sempre a individualidade de cada uma. 

O que a gestante fará durante a fisioterapia?

Tudo irá depender da avaliação minuciosa que é feita durante a primeira sessão. Esse preparo englobará: exercícios respiratórios e posturais, movimentos pélvicos, alongamentos, massagens, conscientização corporal e perineal. Tudo isso e mais um pouco. 

Quer entender mais?

Entre em contato e agende uma sessão com as nossas especialistas em Saúde da Mulher.

Da trindade divina emana a sabedoria, amor e potência de cada ser.

Beleza e saúde se constroem pela trindade entre corpo, mente e espírito.

Três pessoas que se unem com um propósito e dão vida a Trinità.

Newsletter

Assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro das nossa sovidades!

Voltar ao Inicio

Sobre a Trinitá

Conheça nossos Serviços

Confira nosso Blog

Entre em Contato